As vendas de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial angolana foi feita nesta quarta-feira (29), exclusivamente na moeda americana, para garantir a cobertura de operações gerais, excluindo adiantamentos a favor de tradings, offshores e sociedades unipessoais, informou aquela instituição.
Desde 16 de Outubro de 2016 que o BNA não fazia os seus leilões com o dólar norte-americano. Nesta quarta-feira, a instituição efectuou uma sessão de venda de divisas em leilão aos bancos comerciais, tendo colocado no mercado primário o montante de USD 30 milhões para a cobertura de operações gerais, um feito que pode indicar um ponto de viragem na histórias de divisas do país.
Segundo o BNA, a taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da última semana, ficou-se 276,562 kwanzas por cada dólar, um ligeiro aumento face à anterior.
“Desta sessão foi apurada a taxa de câmbio média ponderada de Kz 276,562 por USD, passando a vigorar a tabela de câmbios que se anexa”, disse o BNA em nota divulgada a imprensa.
Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 7 bancos, tendo a taxa mais alta sido de Kz 277,046 e a mais baixa de Kz 275,925 por USD.
Há pouco mais de dois anos, antes do agravamento da crise da cotação do petróleo no mercado internacional, a injeção de divisas no mercado angolano ultrapassava normalmente os 2.000 milhões de dólares por mês.
0 Comentário