Preços de bens de consumo poderão aumentar


Menos divisas no mercado cambial afundou o kwanza face ao euro e ao dólar, uma depreciação que reduziu o acesso às divisas e consequentemente a “perda” do poder de compra. O serviço da dívida governamental poderá custar 7,1 mil milhões USD este trimestre, prevendo-se o aumento dos preços dos bens de consumo.

Foto: Arquivo AngoRussia

Com o quase desaparecimento do Tesouro no mercado cambial, os bancos viram reduzido o acesso a divisas. Quem “paga” a factura são os importadores e os clientes que em alguns casos estão à espera há mais de três meses por transferências. Só entre Maio e Junho, a moeda nacional depreciou quase 40% face ao dólar, entrando depois numa aparente estabilização que já dura há três meses.

De acordo com cálculos mencionados pelo jornal Expansão, com base numa apresentação do Executivo, denominada Republic of Angola Investor Presentation, datado de Outubro, o serviço da dívida governamental vai custar 7,1 mil milhões USD este trimestre, elevando para 17,8 mil milhões USD os valores pagos este ano em amortizações e juros de dívida interna e externa, o valor mais alto desde 2018, quando o serviço da dívida custou 23,2 mil milhões USD.

Tal valor, deverá resultar num aumento dos preços de bens de consumo para breve.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *