Angola continua numa posição desvantajosa apesar de ter subido quatro posições no ‘Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, anunciado na quarta-feira (25), pela organização não Governamental ‘Repórteres Sem Fronteira’ ( RSF), e permanece no último lugar entre os países da lusofonia.
O Ranking Mundial de Liberdade de imprensa é uma pesquisa feita em 180 países do mundo e está sob responsabilidade dos Repórteres Sem Fronteira ( RSF), estes tem como missão acompanhar e avaliar o trabalho realizado nos meios de comunicação, em particular dos jornalistas.
Angola subiu quatro lugares e ocupa neste momento a 121ª posição, classificando-se como pior país com relação a outras nações de expressão portuguesa, como Portugal 14ª, Guine-Bissau 83ª, Moçambique 99ª, Brasil 102ª, e a ausência de São Tomé desta lista.
De salientar que o primeiro país a nível mundial a liderar este raking é a Noruega, seguido da Suécia, ambos pertencentes ao continente europeu, e nas últimas posições estão os países da Ásia com destaque para Coreia do Norte na posição 180º. Os Estados Unidos da América ocupa 45º lugar.
Por:António Neves