27ª edição do “Afrobasket” acontece entre os dias 20 á 31 de Agosto


Arranca entre os dias 20 a 31 deste mês em Abidjan, Cote d’Ivoire, a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações em basquetebol “Afrobasket2013” que contará com as participações de 16 seleçõe,  tendo em vista três vagas para o mundial de 2014, na Espanha.

Foto:Reprodução/Internet
Foto:Reprodução/Internet

Com a 27ª edição, a Cote d’Ivoire, acolherá o segundo campeonato, e tornar-se-á o sexto país a organizar por mais de uma vez um Afrobasket, depois do Egipto (6), Marrocos (4 vezes), Angola (3), Senegal (3) e Tunísia (2). A Somália, República Centro Africana, Quénia, Argélia, Líbia e Madagáscar sediaram o evento uma vez cada.

Participam neste campeonato as seleções de Angola, Cote d’Ivoire, Tunísia, Camarões, Senegal, Nigéria, Marrocos, Moçambique, Egipto, Argélia, República Centro Africano (RCA), Burkina Faso, Mali, Congo Brazzaville, Cabo Verde e Rwanda. As três primeiras classificadas representarão o continente no próximo mundial na Espanha.

O Egipto foi o primeiro campeão (1962 em casa), é o país que mais vezes albergou o torneio (seis) e tem maior número de medalhas (16, cinco das quais de ouro), mas Angola acumula mais ouro (10, entre 15 medalhas) que qualquer outro dos sete países vencedores da prova nas 26 edições já realizadas.

O Senegal é o mais representativo com 25 presenças (falhou apenas a 1ª), das quais 14 medalhas (cinco de ouro), a Cote d’Ivoire e a República Centro Africana (RCA) conquistaram o troféu por duas vezes cada, ao passo que Marrocos e Tunísia ganharam um título cada.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!