Sem surpresa, Angola bate Moçambique e classifica-se para o Afrobasket2021


A selecção nacional sénior masculina de basquetebol venceu está sexta-feira (19) de Fevereiro, a selecção de Moçambique, por 91-68, na primeira partida (grupo B) da última janela de qualificação, disputada no Palácio Polivalente dos Desportos de Yaoundé (Camarões) e garantir assim a passagem para o Afrobasket2021.

Angola tem sete pontos (na 2ª posição) e ainda que perca os restantes dois jogos totaliza nove, número não mais alcançável pelos moçambicanos, que ocupam a quarta e última posição (4 pontos) nesta competição que apura os três primeiros classificados do grupo.

Publicidade

Ao intervalo o conjunto nacional tinha vantagem de 12 pontos (41-29).

O extremo Carlos Morais foi o melhor marcador da partida com 21 pontos, coadjuvado por Childe Dundão (20), enquanto Ermelindo Novela destacou-se pelos moçambicanos com 17 pontos.

Resultados parciais 15-14, 26-15, 25-19 e 25-20, todos favoráveis ao “cinco” angolano.

Para o mesmo grupo, a selecção do Senegal, também já apurada, derrotou o Quénia, por 69-51, e reforçou a liderança, agora com oito pontos, enquanto os quenianos são terceiros com cinco.

Angola volta a jogar sábado, às 14 horas, diante do Quénia e fecha o torneio na noite de domingo (20:00) frente aos senegaleses.

Por sua vez, a selecção da Nigéria confirmou o apuramento com 12 pontos na série D, onde praticamente “passeou” classe ao ganhar os três desafios desta última janela, respectivamente sobre o Sudão do Sul (75-70), Rwanda (64-51) e Mali (76-56).

Qualificaram-se igualmente o Sudão do Sul (9 pontos) e Mali (8), ao passo que o Rwanda, quarto e último do grupo com sete pontos, tem participação garantida no Campeonato Africano das Nações em Basquetebol “Afrobasket2021” na condição de anfitrião.

Vinte selecções em cinco grupos de quatro disputam o apuramento nas cidades de Yaoundé (Camarões) e Tunis (Tunísia) e as três primeiras de cada série qualificam-se.

O Afrobasket2021 realiza-se de 24 de Agosto a 5 de Setembro, em Kigali, capital rwandesa.

AR-Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *