Pepetela lança nova obra “Se o Passado Não Tivesse Asas”


O fenómeno “meninos de rua”, que Angola viveu na década de 1990, em tempos de guerra civil, é o tema principal do mais recente romance do escritor angolano Pepetela, Prémio Camões 1997, lançado nesta quinta-feira (5), em Luanda.

Pepetela

A obra “Se o passado não tivesse asas” aborda uma temporada que vai de 1995 até 2015 , repartida em duas partes, sendo uma que faz incursão do período de guerra que assolou Angola até o alcance da paz, em 2002.

Durante apresentação, o escritor informou que a primeira parte do livro retrata a história de uma jovem (Himba ) que deixa a sua região (planalto central) por motivo de conflitos  com a família, dirigindo-se  a capital Luanda, para poder se estabilizar  e iniciar uma nova vida.

Segundo Pepetela,  a segunda parte do livro aborda a história de um pintor (Diego), isso já no tempo de paz, que tenta levar avante as sua criatividade,  mas que a falta de inspiração,  aliado ao azar, tem dificultado  o artista em levar avante os seus  intentos .

A obra teve o seu lançamento pela “Texto editora “ e poderá  ser encontrada em  várias casas de venda  ao preço de três mil kwanzas.

O auditório apresentou-se abarrotado e sem espaço para os leitores testemunharem mais uma obra de Pepetela, obrigado a meia centena de pessoas a acompanhar o lançamento no exterior da sala de apresentação.

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos nasceu a 29 de Outubro de 1941e conta com as obras   Muana Puó; Mayombe; As Aventuras de Ngunga; A Revolta da Casa dos Ídolos; O Cão e os Calus; Lueji; A Geração da Utopia; O Tempo dos Flamingos e o O Desejo de Kianda.

A Parábola do Cágado Velho; A Montanha da Água Lilás; Fábula para todas as idades;  Jaime Bunda – Agente Secreto; Jaime Bunda e a morte do americano; Yaka; A Gloriosa Família; Predadores; O Terrorista de Berkeley, Califórnia; O Quase Fim do Mundo; Contos de Morte; O Planalto e a Estepe; A Sul. O Sombreiro e O Tímido e as Mulheres fazem também parte das obras de Pepetela.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!