Escritor Pepetela leva obra “Sua Ex-celência, de Corpo Presente” à Portugal


O escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido artisticamente por Pepetela, está desde a semana passada, a participar no Festival Escritaria, em Penafiel na cidade do Porto, Portugal, onde apresentou aos amantes da literatura o seu livro de romance  “Sua Ex-celência, de Corpo Presente”.

A obra em questão relata uma história que poderá se passar em qualquer país africano, a sul do Saara, pois a mesma aborda as últimas décadas conturbadas de um país africano, recordadas pelo seu presidente defunto, deitado num caixão forrado a cetim branco, num enorme salão cheio de flores, e que, apesar de morto, vê, ouve e pensa.

Durante sua apresentação no festival, o escritor revelou que obra foi as das mais difíceis de se escrever, foram cerca de seis anos para conclui-la, e está poderá ser a sua última que relata a realidade histórica angolana.  Pepetela de 76 anos, disse ainda que por motivos de saúde viu-se obrigado a escrever o livro de pé, o que se tornou muito cansativo e, admitiu, acabou por acelerar a necessidade de acabar a obra.

É de salientar que o Festival Literário Internacional de Óbidos, também serviu para homenagear o escritor pelos grandes feitos no mundo da literatura.

Pepetela é autor de várias obras literárias entre elas estão “As Aventuras de Ngunga 1972”, “O Desejo de Kianda 1995″, ” Muana Puó 1978″, “Se o Passado Não Tivesse Asas”, entre outras.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *