Um “smash” de Carlos Morais e a celebração de Eduardo Mingas durante o Afrobasket2013, em que Angola resgatou o título continental, foram seleccionados para representar Angola num vídeo promocional produzido pela Fiba a propósito do campeonato do mundo sénior masculino de basquetebol, a decorrer entre 30 deste mês a 14 de Setembro em Espanha.
O jogador do Recreativo do Libolo, cuja ausência por lesão no torneio em Espanha foi confirmada na semana passada, consta de um filme de dois minutos de duração publicado no site oficial da Fiba, num dos seus movimentos característicos: o “camisola 6”, com equipamento vermelhos da selecção nacional, faz uma penetração na diagonal e acaba com um afundanço com duas mãos e sai a celebrar com os dois braços erguidos.
O lance refere-se ao jogo contra o Egipto, em Abidjan durante o campeonato africano das nações em basquetebol, que terminou com a vitória de Angola e a eleição de Carlos Morais como jogador mais valioso do torneio ( MVP).
No entanto, “contrariando” a mensagem do video que diz “Vemo-nos em Espanha2014” e mostra performances dos principais jogadores dos países qualificados, o angolano que esteve perto de entrar para a NBA através dos Toronto Raptors não recuperou de uma lesão no joelho direito.
O filme mostra também o veterano extremo-poste Eduardo Mingas, um dos mais influentes jogadores do “cinco” angolano, eufórico levando repetidas vezes a mão direita ao peito na direcção do seu número 15, um gesto peculiar para celebrar jogada bem sucedida.
O video intitulado “See you at #Spain2014 – Short Movie II” foi publicado há cerca de seis meses tem 1:37 e cerca de 500 mil visualizações. Por África, pode também ser visto, lances do Egipto (finalista vencido) e do Senegal (terceiro), selecções que acompanham a campeã Angola na representação das cores do continente na XVII edição do Mundobasquete.
0 Comentário