O trabalho científico do deputado angolano, João Diogo Gaspar, venceu o concurso de investigação científica, nesta segunda-feira(6), em Dar-es-Salam, na Tanzânia, o Prémio de Primeiro Escalão, assegurando o pódio para a delegação angolana.
O anúncio foi feito pela Embaixada Chinesa em Angola e a cerimónia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, 6 de novembro, em formato virtual.
O trabalho científico do deputado João Diogo Gaspar, que foi o coordenador da delegação angolana que representou Angola no seminário sobre o “Caminho da Modernização”, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão e teve como tema “Compreensão do Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo com Características Chinesa para uma Nova Era”, cujo objectivo é a satisfação dos seus povos e fortalecimento da economia chinesa, projectando uma visão 2020/2030, com finalidade de reduzir o índice de pobreza e da fome.
“O prémio tem um grande significado, porque foi necessário muito empenho e dedicação. Quando se trata de uma premiação com dimensão internacional, significa dizer que Angola tem quadros capazes de responder os desafios do presente e do futuro” disse.
Diogo Gaspar disse que “Apesar das incertezas do futuro económico global, a cooperação Sino-África, em geral, e Sino-Angola em particular, continuará a ser entre nós o pivô estratégico de cooperação internacional mais dinâmico, mais consistente e mais forte”. O deputado acrescentou que “Somente assim é que a África poderá quebrar o impasse do desenvolvimento desejado”.
O concurso investigativo, que envolveu 200 concorrentes de mais de 30 países de África, visou levar os participantes ao Seminário a debruçar sobre a relação da China com os países africanos e os caminhos a serem trilhados para a melhoria dessas relações que levarão ao contínuo desenvolvimento das nações envolvidas. O pensamento Xi Jinping para a nova era e a sua ligação com a África fez igualmente parte do trabalho.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que venceram o 3.º Escalão.
A cerimónia foi testemunhada por Ângela Bragança, deputada à Assembleia Nacional, bem como, pelos representantes do Partido Comunista Chinês e convidados.
Importa frisar que o referido Seminário, aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia.
0 Comentário