A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) publicou na manhã neste Sábado, 27 de Maio, a lista dos atletas pré-convocados para fazer parte da selecção angolana sénior masculina de basquetebol que vai participar no Mundial deste ano, previsto para acontecer de 25 de Agosto à 10 de Setembro na Ásia. Para o espanto de muitos, Carlos Morais não consta do alistamento.
A lista é composta por um total de 23 jogadores, e destaca algumas ausências como a do experiente extremo-base de 36 anos que actua ao serviço do Petro de Luanda, Carlos Morais, e do poste Yanick Moreira, além de enfatizar o regresso de Sílvio de Sousa e Leonel Paulo.
Entre as novidades, está a integração do jovem base Internacional sub-18 de 1.87 metros de altura, Agnaldo Neto, que actua ao serviço da NBA África Academy.
É importante realçar que a temporada 2021/22, Morais conquistou o tricampeonato nacional com Angola a vencer as competições da liga, taça e Supercut. Eles também chegaram ao BAL Finals de 2022, onde perderam para o US Monastir. Morais foi selecionado para o All-BAL First Team pela primeira vez.
Muitos internautas reagiram mal à notícia e recorreram à página da Federação para demonstrar descontentamento e criticar os critérios de selecção dos jogadores por parte do formador Josep Clarós, uma vez que o mesmo não incluiu o nome daquele que é o considerado “Melhor jogador de Basquetebol” angolano .
Abaixo a lista completa dos 23 eleitos de Pep Clarós:
Acho extremamente grave está não escolha de um jogador que demonstrou toda a sua categoria e profissionalismo. Gostaria de saber o critério usado por este seleccionador, que em minha opinião deixa muito a desejar. Está questão deverá ser questionada e analisada a fundo pelos dirigentes federativos.