Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito presidente da República brasileira pela terceira vez neste domingo, 30 de Outubro e irá assumir o cargo no dia 1 de Janeiro de 2023.
O resultado vitorioso das urnas garantiu a Lula 50,83% dos votos e derrotou no segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez 49,17% votos.
Lula já havia ocupado o cargo entre os anos de 2003 e 2011, tendo disputado a Presidência seis vezes desde a redemocratização do país, em 1989, venceu três e perdeu três, uma vez para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique Cardoso.
Em 2018, Lula ficou fora da corrida presidencial após ter ido à prisão por 580 dias pela “Operação Lava Jato”, acusado de participação num esquema de corrupção na Petrobras.
Todos os processos que o levaram à cadeia acabaram posteriormente anulados pelo Supremo Tribunal Federal, que declarou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e firmou a incompetência da 13.ª Vara Federal de Curitiba.
De volta à cena eleitoral para a disputa de 2022, Lula formou coligação com nove partidos (a maior desta eleição) e escolheu como vice um dos seus principais adversários dos últimos anos o ex-governador de São Paulo e fundador do PSDB Geraldo Alckmin, agora filiado ao PSB.
0 Comentário