Oferecer dinheiro aos estudantes acto inconsequente ou incentivo benéfico?


O ser humano desempenha melhor as suas tarefas quando recebe algum tipo de incentivo ou recompensa, pois o estímulo gera na maior parte das vezes bons resultados. Actualmente existem alguns professores que presenteiam os estudantes mais dedicados das turmas em que lecionaam, e ao passo que uns aplaudem a iniciativa, outros reprovam. 

Recentemente um caso chamou a atenção dos angolanos, trata-se de um professor de um Instituto Superior de Luanda, que presenteou dois alunos com valores monetários pelo empenho destes na cadeira que o mesmo leciona.

O facto tornou-se viral nas redes sociais gerando assim vários debates. Um grupo de pessoas aplaudiu a postura do docente, e outro discordou da iniciativa alegando ser uma forma de rorrupção, porque deste modo os alunos estariam a dedicar-se aos estudos unicamente para receber a recompensa.

Alguns artigos de especialistas em psicologia explicam que se essa forma de incentivo não estiver a causar nenhum distúrbio comportamental aos estudantes, e pelo contrário estiver a ajudar no empenho, não existem motivos para se preocupar, pois cada docente adopta a sua estratégia desde que esteja em conformidade com a instituição que o mesmo representa.

Porém, os psicólogos também alertam que cada indivíduo recebe o estímulo a sua maneira, o que se deve fazer é ter atenção naquilo que são as mundanças de comportamento e empenho depois que se adopta tal medida, já que nem todos poderam atingir a meta, o que pode causar um grande desconforto entre os estudantes.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *