Um adolescente de 16 anos, criou recentemente um aplicativo gratuito capaz de fazer pessoas mudas e surdas se expressarem sem dificuldades, como é o caso da sua irmã de 14, que nasceu com uma síndrome rara.
Archer, sempre foi apaixonado por sua irmã mais nova, Della, que tem uma doença genética rara chamada Síndrome de Bainbridge-Ropers, uma condição genética que afeta a sua capacidade de comer, andar e falar. Parceiros desde pequenos, o adolescente sempre foi um refúgio para a menina que era muda.
Embora tivesse uma ligação tão forte com a irmã ao ponto de compreender todos os seus desejos e vontades sem que houvesse uma expressão verbal, ele se incomodava com a dificuldade que a mesma tinha para se comunicar com outras pessoas e sabia que o quanto a magoava.
A menina cresceu a usar uma combinação de sinais manuais e sons curtos para comunicar com a sua família e, no início da sua adolescência, foi introduzida em aplicações de comunicações alternativas (AAC), programas concebidos para ajudar as pessoas que têm problemas com a fala ou com as competências linguísticas.
O elevado custo destas tecnologias e a incapacidade da menina em se adaptar às mesmas, levou a família a sentir-se desapontada e frustrada. Não alheio à isso, o seu irmão mais velho Archer decidiu aproveitar os seus conhecimentos para criar a sua própria aplicação, o “Freespeech”, site que permite aos utilizadores programar botões com imagens da sua escolha para representar palavras.
Disponível para qualquer pessoa, o aplicativo quando acessado, a palavra é soada em voz alta. Ao contrário de muitas outras aplicações AAC, os botões da Freespeech são facilmente editáveis, uma característica que o mesmo acreditava ser fundamental para a forma como a irmã queria comunicar.
0 Comentário