Morreu recentemente Francisca Susano, ‘Lola’, como era conhecida, aos 124 anos. Acredita-se que a senhora terá sido até então a ‘pessoa mais velha do mundo’ e a última mulher viva a ter nascido nos anos de 1800. Para já ainda não são conhecidas as causas da sua morte.
O óbito foi confirmando pelos responsáveis da sua província natal, Kabankalan, Negros Occidental. “É com grande tristeza no coração que recebemos a notícia de que nossa querida Lola Francisca Susano faleceu na madrugada desta segunda-feira”, publicou o governo estadual no Facebook.
Nascida em Setembro de 1897, um ano antes de Espanha ter cedido o controlo das Filipinas aos Estados Unidos, Francisca era a última sobrevivente no mundo a ter nascido no séc. XIX. Para pôr a sua fantástica idade em perspectiva, esse foi o mesmo ano em que a colher para fazer bolas de gelado e o algodão doce foram inventados.
De acordo a imprensa internacional, em Setembro, o Guinness ainda estava a confirmar os documentos de Francisca, mas acabou por morrer antes de terem hipótese de a reconhecer oficialmente como a pessoa mais velha do mundo. Uma vez verificada, eclipsaria oficialmente Jeanne Calment, de França, que morreu em 1997 aos 122 anos.
Francisca atribuía a sua longevidade recorde à dieta predominantemente vegetariana e à abstinência de álcool.
0 Comentário