FIFA reúne-se com seleccionadores para discutir calendário e Mundial bienal


A FIFA vai organizar videoconferências com os seleccionadores das equipas masculinas para discutir um possível novo calendário internacional a partir de 2024, assim como a realização do Campeonato do Mundo a cada dois anos, revelou o organismo desportivo em comunicado.

De acordo com o comunicado publicado no site oficial da entidade que rege o futebol mundial, as reuniões virtuais vão decorrer nesta terça e quinta-feira e serão conduzidas pelo director de desenvolvimento da FIFA, o antigo treinador francês Arsène Wenger.

Além dos dois temas principais, outros assuntos como a saúde mental dos jogadores e as datas FIFA serão discutidas. O presidente da associação pediu uma reforma do calendário internacional e a organização do Campeonato do Mundo de dois em dois anos.

“Ninguém está satisfeito com a situação actual e algo deve mudar”, referiu Gianni Infantino, durante uma conferência de imprensa em Buenos Aires, com o presidente da Federação Argentina de Futebol (AFA), Claudio Tapia.

Infantino prevê que essa reforma trará maiores benefícios económicos para as federações, “Hoje, existem competições de futebol que rendem muito mais dinheiro do que o Campeonato do Mundo e o dinheiro ganho é distribuído entre um número muito pequeno de clubes”.

O chefe de Desenvolvimento Global da FIFA, Arsène Wenger, resumiu os objectivos da revisão abrangente do calendário internacional de jogos para o futebol masculino, reforçando a necessidade de manter o equilíbrio actual entre a selecção nacional e o futebol de clubes, ao mesmo tempo em que encontra uma maneira de optimizar o calendário para todos os envolvidos. Uma vasta gama de partes interessadas de todo o jogo estão a ser convidadas a apresentar seus feedbacks, opiniões e ideias sobre o futuro o referido desporto, já que a Federação Internacional de Futebol usa a sua plataforma para receber o debate e convicções diversas sobre como melhorar o calendário.

“Estive a pensar em maneiras de melhorar o futebol de amanhã, o calendário internacional de partidas rege o equilíbrio entre o clube e o futebol da selecção nacional, definindo as datas em que os jogadores representam seus países. O saldo é 80:20 e queremos que continue assim. Mas o formato actual não funciona mais, e está desactualizado”, disse Wenger.

Além de receber feedback sobre melhorias no calendário anual, Wenger recapitula suas sugestões no vídeo, que incluem: reorganizar o futebol das selecções nacionais em menos janelas, mais longas, para reduzir as viagens dos jogadores, permitindo-lhes optimizar seu desempenho e simplificar o calendário para os fãs; Criar espaço para torneios finais significativos em Junho sem adicionar mais partidas ao total anual; Estabelecendo um período de descanso obrigatório anual para os atletas.

“Essas são as minhas propostas para o futuro do futebol, queremos ouvir outras visões e ideias para optimizar o calendário para todos,” concluiu Wenger.

A Fifa argumenta que um Campeonato do Mundo bienal aumentaria as chances dos países disputarem o torneio e que um processo de classificação simplificado, com menos datas, diminuiria as viagens dos jogadores. Já a UEFA diz que um Mundial mais frequente diminuiria o prestígio da competição e que realizar torneios grandes todo ano aumentaria o fardo dos jogadores e congestionaria o calendário.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *