Depois do incêndio ocorrido no último sábado, dia 16 de Outubro, tendo registado grande perda de mercadorias, para a felicidade das vendedoras da “praça das mulheres”, que outrora entraram em desespero, agora com apoio da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, o mercado volta a activa nesta quarta-feira, 20 de Outubro.
De acordo informações veiculadas pelo Jornal de Angola, o prejuízo causado pelo fogo, está avaliado em 40 milhões de kwanzas. O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, intendente Felix Domingos, que falava, ontem, no balanço das operações realizadas na capital, informou que o fogo consumiu 4 naves com mercadorias diversas e outros danos estão ainda por se apurar.
Segundo reportou a Rádio Luanda, a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, esteve presente no local para prestar solidariedade as comerciantes e apelou que as mesmas criem seguros para proteger os seus bens, de modo a estarem preparadas para possíveis desastres, visto que desta vez tratou-se de um curto-circuito. A governante, garantiu ainda que as vendedoras continuarão a comercializar, pois é prematura a evacuação do mercado , apenas vai se isolar a parte destruída.
Várias comerciantes viram os seus bens a serem degradados, pelo fogo, mas apenas as vendedoras que têm um cartão receberão um crédito para ajudar a repor o negócio.
O incêndio teve inicio por volta das 18 horas, segundo algumas testemunhas. Os efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros estiveram no local, que depois de várias horas conseguiram tomar conta da situação. Segundo dados apurados indicam que o mercado alberga aproximadamente 600 pessoas, na sua maioria mulheres, que desenvolvem a actividades de roupas, calçados, comidas entre outros bens de consumo.
De terça- feira a sábado os portões do mercado são abertos a partir das 5h00 da madrugada e encerrados por volta das 16h, permitindo que dezenas de pessoas, oriundas de vários pontos de Luanda e do interior do país.
Por : Stela Quilalo
0 Comentário