A faltar apenas alguns dias para a comemoração de meio século do “Jornal Hoje” , assinalado no dia 21 de Abril, a Globo preparou lembranças especiais dos profissionais que já passaram pelo programa para emitir à título de celebração. Nomes do jornalismo brasileiro como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho.
Em alusão à data, Renata Vasconcellos enfatizou que o Jornal Hoje é um companhia indispensável na sagrada hora do almoço. “O JH faz parte da nossa memória afectiva, a fazer companhia naquela hora sagrada do almoço, da pausa no meio dia, para recomeçar a jornada com as energias renovadas. As histórias de vida, do cotidiano, os factos da hora e a presença marcante do fazedor de opinião, sempre muito próximo de nós”, destaca Renata Vasconcellos Apresentadora do “Jornal Nacional”.
“Como telespectador, desde criança acompanhei o noticiário no JH. Depois, como jornalista, tive a oportunidade de fazer parte dessa equipa durante três anos, e seja como telespectador ou como jornalista, eu vivi a notícia no momento em que ela estava acontecer. O apelido de “jornal gerúndio”, foi dado por um nosso colega, define bem o JH. No mesmo momento em que os acontecimentos estão a decorrer, eles estão em directo na nossa casa”, disse o apresentador e editor-chefe do “Jornal Nacional”
Para marcar os 50 anos, a página especial do ‘Jornal Hoje’ no G1 (https://g1.globo.com/jornal-hoje/especial-50-anos/) tem uma série de conteúdos especiais tais como: Maju Coutinho lembra cinco factos marcantes que o JH noticiou nas últimas cinco décadas; e um questionário que avalia o conhecimento do público sobre o jornal.
Nesta quinta-feira, dia (15) de Abril, antigos apresentadores contam as suas memórias da mesa. As aberturas serão lembradas na sexta-feira, dia (16) de Abril, enquanto 50 curiosidades sobre o JH serão reveladas no sábado, dia (17) de Abril.
A página do JH no MemóriaGlobo (https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-hoje/) está reformulada, com o histórico de coberturas marcantes, série e quadros, além de entrevistas com quem fez e faz o telejornal até nos dias de hoje.
O Jornal Hoje é emitido de segunda a sábado no horário das 18 horas e 15 minutos, após o “Globo Esporte”, no Globo HD, posição 10 da Zap.
Por: Alexandre Carvalho
0 Comentário