A 5ª edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), que visa promover e dinamizar a actividade cultural, foi aberta na noite desta sexta-feira (30) de Outubro, com a realização de uma gala que teve lugar no memorial Dr. António Agostinho Neto, na nova Marginal, em Luanda. O evento decorrerá até o próximo dia 28 de Novembro no formato remoto com a denominação de CIT-LIVE e transmissão da Televisão Pública de Angola, atendendo o novo paradigma causado pela pandemia da Covid-19.
Sob o lema “Angola 45 anos, com Teatro, na Promoção da Cultura de Paz”, o evento enquadra-se no âmbito das comemorações dos 45 anos de Independência de Angola. O evento que habitualmente acontece com a inclusão de grupos das demais províncias, bem como grupos internacionais, terá a sua quinta edição realizada num formato especial apenas com transmissão em live streaming nas variadas plataformas digitais e TPA.
A 5ª edição do Circuito Internacional de Teatro que deve congregar fazedores desta arte e contribuir para que, entre outros propósitos, o estigma no seio do teatro desapareça, dando lugar a dignidade, vai contar com a participação de apenas 13 grupos oriundos de Luanda, Angola, entre eles grupos Feloma, Ndokweno Artes, Miragens, Enigma Teatro, Kamba Artes, Conjuntura d’Artes, Imbondeiro, Etu-Ngo, Mussanzala, Etu Lene e Horizonte Njinga Mbande.
Para além da exibição de peças teatral, o Circuito apresentou na ocasião, a segunda revista do CIT de emissão anual, prestou uma singela homenagem ao escritor Manuel Augusto Fragata de Morais, tendo em conta o seu contributo no panorama teatral angolano e não só, sem deixar de mencionar o prémio Catoca 25 anos, como patrocinador oficial.
A gala contou com a presença dos responsáveis mundial da UNESCO, a Secretaria de Estado da Cultura Maria da Piedade Jesus, Lusa Grilo Ministra da Educação, Euclides da Lomba, Director Nacional da Cultura, O Presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT) Adelino Caracol e fazedores da arte angolana.
O projecto é uma iniciativa que visa incentivar o intercâmbio entre os grupos e as companhias de teatro de Angola e do mundo, bem como a valorização, promoção e divulgação do processo de criação das artes cénicas.
Desde 2016, 2017 e 2018, 2019 o Circuito Internacional de Teatro (CIT), tem vindo homenagear o antigo gestor do Teatro Avenida, Diogo Colombo, o dramaturgo Mena Abrantes, o director provincial da Acção Social, Cultura e Desporto, Manuel Sebastião, a pesquisadora Agnela Barros, respectivamente.
0 Comentário