Quem gosta de criticar o Windows 8 terá alguns motivos a menos para isso em breve. A Microsoft desistiu de forçar o usuário de PC a usar a tela inicial quadriculada que ela criou para os tablets. E a empresa já se prepara para trazer o menu Iniciar de volta ao sistema.
Quando lançou o Windows 8.1, no ano passado, a Microsoft já reverteu algumas mudanças trazidas pelo Windows 8. Tornou-se possível dar a partida do computador directamente na área de trabalho tradicional, por exemplo.
Agora, a empresa está aprofundando essa volta ao passado. Uma actualização que será lançada na próxima terça-feira traz uma série de modificações na interface que buscam tornar o Windows 8.1 mais amigável a quem usa teclado e mouse.
Ela terá aspecto similar ao da tela quadriculada do Windows 8.1.
Além dessas mudanças no Windows 8.1, a Microsoft anunciou, o Windows Phone 8.1, que tem a assistente falante Cortana (similar à Siri, da Apple) como principal atracção.
A empresa também divulgou que passará a distribuir o Windows de graça para smartphones e tablets de até 9 polegadas.
Outra novidade é que o Windows terá apps universais, que poderão ser usados em smartphones, tablets, PCs e no console para jogos Xbox. Até as compras feitas dentro do app vão valer para todas essas plataformas.