Wilson Ganga fala sobre desafios de empreender no ramo tecnológico em Angola: -“Foi muito difícil”


O jovem empresário angolano, Wilson Ganga, fundador de empresas de tecnologia, serviços de táxi e marketing digital, falou recentemente sobre os principais desafios que enfrentou, ao longo do processo de criação e implementação dos seus projectos que conquistaram o mercado tecnológico em África. 

Em entrevista Exclusiva ao AngoRussia, o empresário que entrou para lista das 50 pessoas mais influentes no ecossistema africano de Startups em 2021, começou por dizer que, a língua portuguesa e a falta de conhecimento sobre o mercado em que ingressava na época, foram alguns dos principais desafios enfrentados.

“Foi muito difícil porque não falava a língua portuguesa e também não conhecia o mercado. Vivi longe de Angola há mais de 17 anos e apesar de visitar anualmente, não estava a par da vida social ou da cultura do país, demorei algum tempo a adaptar-me. Assim que conheci os meus parceiros de negócios, ajudou-me a compreender melhor o mercado local”, destacou.

Um dos fundadores da inovadora aplicação ‘Tupuca’ e da empresa de Marketing Digital ‘G-Smart Solutions’, afirmou que o meio ambiente que o circundava e o ciclo de amizades foram promissores para conseguir implementar os projectos.

“Além destes outros passatempos que me motivaram, foi ler livros. O livro do pai rico, pobre pai, ensinou-me sobre o mundo dos negócios e como gerir as suas finanças, como ganhar amigos e influenciar a amizade ensinou-me a tratar sempre as pessoas com amor e respeito, independentemente das circunstâncias. A música também teve uma grande influência em mim. ”Watch the Throne” de Kanye West e Jay Z é um álbum que ainda ouço quando procuro motivação”, frisou.

Questionado se acreditava em sorte para ir longe, o empresário mencionou que não existe ‘atalhos’ e ainda que encontre ‘sorte’, será necessário enveredar esforços para alcançar os objectivos.

“O que aprendi na vida é que não há atalhos. Mesmo oportunidades que possam parecer ‘sorte’ é preciso trabalhar arduamente para mantê-la ou cultivá-la senão pode ou perdê-la. O meu conselho é apenas começar. Comece com um logótipo, um pequeno site, um pequeno plano de negócios, mas comece. E trabalhar neste negócio todos os dias. Ou está a chegar a potenciais clientes, a falar com potenciais investidores, ou a trabalhar em rede com alguém da indústria, basta começar. Faz isto todos os dias durante um ano e vais agradecer-me mais tarde”, completou.

Noivo da apresentadora e empreendedora Neurite Mendes, Wilson Ganga é CEO das empresas ‘T’Leva’, ‘G-Smart Solutions’ e ‘Tupuca’, iniciou a sua carreira aos 18 anos de idade, nos Estados Unidos da América.

Exit mobile version