O WhatsApp está a trabalhar numa funcionalidade que permite aos utilizadores partilhar ficheiros entre si quando os seus dispositivos estão próximos. Segundo a ‘WaBetaInfo’, a nova funcionalidade é semelhante à “Quick Share” do Android (anteriormente “Nearby Share”).
O referido site, refere que a função está actualmente em desenvolvimento e não está pronta para testes beta. Assim detectou-se na versão beta do WhatsApp para Android 2.24.2.20, e nas capturas de ecrã publicados mostram como poderá ser quando for amplamente implementada em todos os dispositivos.
Para tal, basta procurar outros utilizadores nas proximidades, introduzindo a nova opção “Pessoas próximas”. Assim, tanto o remetente como o destinatário, terão de ter a opção aberta no WhatsApp para iniciar o processo de transferência. Os utilizadores também podem abrir o WhatsApp e abanar o dispositivo para ver os pedidos de partilha.
Aparentemente, a nova funcionalidade de partilha de ficheiros manterá a informação encriptada de ponta a ponta. Os números de telefone dos utilizadores também serão ocultados para aumentar a privacidade, pelo que poderá partilhar ficheiros confortavelmente com pessoas que não constam da sua lista de contactos.
Tal como a Quick Share, a solução do WhatsApp pode depender de dados móveis e Wi-Fi. Também de Bluetooth, Bluetooth LE e WebRTC para partilha online e offline. No entanto, não é uma certeza ainda.