WhatsApp pode revelar conversas a outros aplicativos


A segurança do WhatsApp está a ser posta em causa depois de se ter descoberto que qualquer aplicação pode, facilmente, aceder a todas as conversas dos utilizadores, avança o Tecno Pásion.

whatsapp

O programador Bas Bosschert disponibilizou na web códigos que permitem a um aplicativo no Android ler o banco de dados do programa de mensagens WhatsApp. Os dados incluem todo o histórico de mensagens armazenadas no dispositivo. Os códigos de Bosschert, publicados nesta terça-feira (11), só funcionam quando o recurso de backup do WhatsApp está activado e, em algumas instalações mais antigas do app, o recurso pode estar activado por padrão.

Os dados de backup do WhatsApp ficam armazenados no cartão SD do celular. No Android, sistema operacional do Google, aplicativos que possuem acesso ao cartão podem ler os dados armazenados por outros aplicativos. Por esse motivo, qualquer app com acesso ao cartão SD terá acesso às mensagens contidas no backup do WhatsApp.

Segundo o chefe do departamento de tecnologia da empresa Double Think, esta vulnerabilidade foi intensificada depois da actualização daquele sistema operativo, que foi levada a cabo esta segunda-feira.

O WhatsApp armazena as conversas no cartão de memória do telefone, ao qual muitas outras aplicações conseguem aceder sempre que o utilizador dá permissão para tal. Algo que não é tão raro quanto isso.

Na Google Play Store, há aplicativos que aproveitam essa característica do aplicativo para interagir com o WhatsApp. Um deles é o Chat Statistics for WhatsApp” (Veja aqui), que decodifica os dados do WhatsApp para identificar com quais contatos o usuário conversa mais, quantas palavras usou nas mensagens, entre outros dados.

Acredita-se que o Facebook, que adquiriu recentemente o WhatsApp, avance com medidas que melhorem a segurança da aplicação nos próximos meses.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *