O aplicativo de mensagens WhatsApp, anunciou recentemente que até o final deste ano, deixará de funcionar nos telemóveis BlackBerry, incluindo o BlackBerry 10, Nokia S40, Nokia Symbian S60, além dos aparelhos que utilizarem os sistemas Android 2.1, Android 2.2 e Windows Phone 7.1.
Segundo o comunicado oficial do WhatsApp, o objectivo da marca daqui em diante é focar em plataformas de smartphones que a maioria das pessoas têm.Realçando que, quando o aplicativo foi lançado em 2009, 70% dos aparelhos vendidos utilizavam sistemas da BlackBerry ou Nokia diferente dos tempos actuais, nos quais o Google, Apple e Microsoft dominam esse ramo.
Pesquisas realizadas pela consultoria especializada IDC, por exemplo, mostram que Android e IOS foram responsáveis por 96% das vendas de smartphones no ano passado, enquanto Windows Phone e BlackBerry tiveram participações de 2,7% e 0,3%, respectivamente, no mercado.
“Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro”, justifica a empresa em comunicado.
Caso você utilize um destes aparelhos, a recomendação do aplicativo é trocar por um aparelho Android, iOS ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp.