Você sabe o que significa o ‘i” de iPhone?


O “i” no início de iPhone é uma de suas características marcantes, mas fora da Apple, poucas pessoas sabem o que significa. A letra refere-se, em grande parte, a “internet”, devido a sua capacidade de oferecer conexão em um equipamento menor e móvel. Mas como foi parar antes de “Phone” faz parte da história da Apple, segundo artigo da Business Insider.

A convenção foi iniciada com o iMac, lançado em 1998. O computador marcou o início da nova fase da empresa.

Ao introduzir o computador, o fundador da Apple, Steve Jobs, disse que o equipamento tinha como foco o “uso número 1 que consumidores dizem querer em um computador”: a internet. O iMac foi lançado justamente quando a internet começava a crescer nos Estados Unidos e tornou-se elemento central do marketing do produto.

“Mesmo sendo um Macintosh de ponta a ponta, nosso foco principal é o uso número 1 que os consumidores dizem querer de um computador, que é acessar a internet – de maneira simples e rápida”, afirmou Jobs na época. “E isso é o que este produto faz.”

Mas não era somente em internet que Jobs estava a pensar quando a letra “i” entrou à frente de Mac. Durante o lançamento, Jobs mostrou um painel na apresentação com uma série de palavras: “internet”, “individual” (de pessoal), “instruct” (instruir), “inform” (informar) e “inspire” (inspirar).

“I” também significa outras coisas para nós”, disse Jobs. “Nós somos uma empresa [que produz] computador pessoais, e embora este produto tenha nascido para se conectar, também é um belo produto por si só. Também estamos a mirar a educação (…). E é perfeito para a maioria das coisas feitas em instrução.”

A Apple acabou por utilizar o “i” em quase todos os produtos a partir desse momento – basta lembrar de programas como iTools e produtos como iPod. Até chegar ao iPhone, um produto que teve um efeito similar para o crescimento e marca da empresa, como foi o caso do iMac há mais de 15 anos.

The Independent

Exit mobile version