Aconteceu nesta sexta-feira, 11 de Março, na sede da Unitel em Talatona, a conferência de imprensa sobre as constantes falhas de rede que têm se registado nos últimos dias. Oportunamente, a operadora fez saber que não descarta totalmente a possibilidade de estar a ser alvo de um ataque malicioso e informou que está a trabalhar para solucionar os problemas e que vai compensar os clientes pelos possíveis transtornos.
A equipa Unitel, está em alerta desde o dia 17 de Fevereiro quando surgiram as primeiras pertubações nos serviços de Voz, SMS, e Dados e, em detrimento disso, a maior empresa de telecomunicações de Angola achou por bem reunir os orgãos de Comunicação Social para prestar alguns esclarecimentos sobre o que de facto tem ocorrido.
De acordo com o Director-Geral, Miguel Geraldes, o incidente deve-se a um “Bug de sotware” que atingiu nós de rede e acabou por pertubar o sistema que consequentemente afectou as redes de transmissão central que tomam conta de todos os serviços.
O responsável explicou que infelizmente a origem da falha ainda não foi identificada e que, para amenizar as consequências, a empresa recorreu a dois maiores fornecedores europeus e americanos de infraestrutura de rede e rádio do mundo que estiveram a trabalhar de forma remota para identificar o “bug”. Segundo o director alguns especialistas estão a caminho de Luanda para que o problema seja resolvido nos próximos dias.
“O Bug que aconteceu no dia 17, acabou por pertubar os serviços porque afectou as nossas redes de transmissão que controlam todos os serviços nomeadamente, os serviços de voz, sms, e dados. Foram feitas todas as correções necessárias para descobrir o bug identificado pelo nosso fornecedor, que são os maiores abastecedores de rede e rádio do mundo”, explicou.
Sem descartar a possiblidade, o Director adiantou que por agora a sua equipa não desconfia de um ataque malicioso, mas que o sistema será averiguado junto dos fornecedores para se descobrir a oriegem da falha do sistema de transmissão.
“Não acreditamos que seja um ataque, mas também não descartamos a possibilidade de ser uma atitute maliciosa”, afirmou.
Para concluir, Miguel Geraldes explicou que a equipa UNITEL já compensou até ao momento cerca de 719.516 Clientes, afectados, dos Planos + de 1, 3 e 7 dias que não conseguiram os minutos e sms dos pacotes.