Unitel efectua aterragem do Cabo Submarino para a melhoria dos serviços de telecomunicações, em Cabinda


Com o projecto UNITEL North Submarine Cable (UNSC), a operadora angolana Unitel, efectuou no último sábado, 11 de Junho, a aterragem do Cabo Submarino Norte para a melhoria dos serviços de telecomunicações, na província de Cabinda. 

O projecto Unitel North Submarine Cable (UNSC) é uma rede planeada de cabos submarinos de fibra óptica, que liga as províncias de Cabinda e Zaire, através de duas rotas distintas e vai permitir o fornecimento de serviços de telecomunicações móveis ou fixas de alto débito, melhorar o acesso à internet bem como aos serviços de comunicações empresariais domésticas e internacionais.

O sistema está desenhado para fornecer serviços a outros operadores de telecomunicações, operadores de serviços de acesso à internet, sistemas de segurança nacionais e governamentais, sistemas militares e outros. O mesmo vai incluir também, a possibilidade de fornecimento de serviços de fibra óptica de capacidade elevada a diversas plataformas petrolíferas.

O evento em questão, contou com a presença do Secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Oliveira que enalteceu o empenho da Unitel, e fez saber, que o Cabo Submarino Norte aterrado em Cabinda, vai ajudar no desenvolvimento da economia digital do país.

“No mundo contemporâneo, a economia digital desempenha um papel muito importante no desenvolvimento socioeconómico além de aproximar povos e nações. A posição geoestratégica do nosso País e com a instalação desse cabo permitir-nos-á estarmos mais próximos do mundo digital”, disse o Secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Oliveira.

Por sua vez, o Vice-Governador de Cabinda para o Sector Técnico e Infraestruturas, Guilherme Pereira, disse que com a chegada do cabo submarino à Cabinda, as telecomunicações vão conhecer melhorias substanciais e permitir mais qualidade nos serviços de internet e telefonia móvel na região.

“Os nossos estudantes, as empresas e a população em geral terão uma vida muito mais facilitada, já não será a mesma”.

Já o Administrador e Director Adjunto da Unitel, Amilcar Safeca, que citou um investimento de mais de 60 milhões de Dólares, garantiu que o Cabo Submarino Norte vai melhorar a prestação dos serviços de telecomunicações à população e aos sectores de desenvolvimento do país.

“Este é um investimento estratégico para o País, dai a importância que a Unitel dá a esse projecto, na ordem dos 60 milhões de dólares. O projecto começou mais cedo, mas a fase de maior investimento foi nos últimos dois anos com as actividades de instalação do cabo que hoje testemunhamos a sua chegada aqui na praia de Cabinda. São dois cabos, esse mais curto de 300 km e outro maior com 600 km de comprimento. Tudo isso, é no sentido de aumentar e melhorar a qualidade dos serviços à população e aos sectores de desenvolvimento da Província”, disse o Administrador e Director Adjunto da Unitel, Amilcar Safeca.

Presentes no acto, estiveram ainda o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, Pascoal Borges Alé Fernandes e o CEO da Huawei Angola, Edric Chu. Numa primeira fase, o projecto tem a conclusão prevista para Agosto.

A Unitel, já efectuou no mês de Maio a extensão do sinal 4G, na localidade de Buco-Zau,  tendo antes feito em Dinge, Malembo, Malongo e na Capital provincial, Cabinda.

Com mais de 14 mil quilómetros de Óptica Fibra, a Unitel tem sido um verdadeiro motor do desenvolvimento tecnológico, ao proporcionar uma rede capaz de suportar a transmissão de chamadas de voz e dados com qualidade, fiabilidade e velocidade, factores indispensáveis para o sucesso e a excelência do serviço prestado aos seus clientes.

Exit mobile version