O TikTok anunciou que vai proibir o uso de filtros de beleza em utilizadores com idades entre os 13 e os 17 anos. A medida surge para impedir que os mais jovens criem ideais de beleza inatingíveis.
Apesar desta medida ser uma resposta a legislação da União Europeia e do Reino Unido, sabe-se que será aplicada em todo o mundo. Como conta o The Guardian, estes utilizadores menores de idade não poderão usar filtros para (por exemplo) aumentar olhos e lábios ou suavizar o tom de pele.
É referido que os filtros impactados são aqueles que mudem a cara “de uma forma que a maquilhagem não consiga fazer”.
O objectivo desta medida é não impactar negativamente a autoconfiança com imagens irrealistas, algo que é potenciado com este tipo de filtros. Uma especialista em imagem corporal da Universidade de Nova Gales do Sul na Austrália, Jasmine Fardouly, aponta até para estudos que comprovam estes danos.
“Promovem um ideal de beleza que não é alcançável para si. Na verdade, não é alcançável para ninguém, porque ninguém é assim. Os rostos de todos estão a ser feitos para parecerem exactamente da mesma forma. O facto de ser mais difícil saber que se trata de um filtro pode ser potencialmente pior para a promoção destes ideais”, nota Fardouly citado pelo Notícias ao Minuto.