O Presidente russo promulgou uma lei que revela a intenção do Governo de controlar o que é publicado na internet. Qualquer blog com mais de três mil visitas diárias na sua página terá de se registar numa lista criada pelo Governo até ao dia 1 de agosto, revela o The New York Times.
Fazer críticas online ao Governo de Putin, de forma anónima, será cada vez mais difícil. No mesmo dia em que o Presidente russo anunciou a nova medida de controlo sobre os ‘bloggers’, também foi promulgada uma outra lei que proíbe asneiras em músicas, filmes ou livros.
Putin continua a apertar o cerco. Até 1 de agosto, a Rússia vai obrigar todos os ‘bloggers’ que recebam nos seus blogs mais de três mil visitas por dia a estarem registados numa lista governamental. Quem não cumprir estará sujeito ao encerramento do seu website, podendo também vir a ser alvo de uma multa que pode atingir os 101,8 mil euros.
O rácio de três mil visitas ao dia não parece particularmente difícil de atingir num país com mais de 140 milhões de habitantes, em que cerca de 60% da população utiliza a internet, segundo uma sondagem de 2013, do Levada Center. O que quer dizer que só blogs pouco relevantes deverão escapar à alçada da nova lei.
Ao The New York Times, Galina Arapova, directora do Centro de Defesa dos Orgãos de Comunicação Social, disse considerar esta nova lei “restritiva”, alertando que “pode vir a afetar severamente aqueles que disseminam informações críticas” sobre o regime.
0 Comentário