Telstar ganha concurso e passa a ser a 4ª operadora de telefonia móvel de Angola


1.2k partilhas

A empresa  angolana Telstar ganhou o Concurso Público Internacional de atribuição do novo Título Global Unificado (TGU) e se tornou a quarta operadora de telefonia móvel do país.

Telstar ganha concurso e passa a ser a 4ª operadora de telefonia móvel de Angola

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12) de Abril, pelo  director nacional das telecomunicações  e responsável do Concurso Público Internacional de atribuição do novo  Título Global Unificado (TGU),  Pedro Mendes de Carvalho.

Enquanto que o Ministro das Telecomunicações, José Carvalho da Rocha indicou que a nova operadora terá de entrar em funcionamento no prazo máximo de um ano e que terá 45 dias para cumprir os requisitos que antecedem a atribuição da licença (Titulo Global Unificado, TGU).

Segundo o ministro, a Telstar, empresa recente no mercado angolano, terá de pagar 15% dos 120 milhões de dólares (106 milhões de euros) do valor da licença no prazo de um mês e meio, depois de ter pagado os 120 mil dólares (106 mil euros) relacionados com o caderno de encargos.

Das 27 entidades que manifestaram interesse no concurso aberto em 27 de novembro de 2017, apenas seis passaram a primeira fase e só duas cumpriram todos os requisitos previstos no caderno de encargos.

A Telstar é uma scoiedade angolana que está a noviciar no mercado das telecomunicações e foi constituida  a 26 Janeiro de 2018.  Manuel João Carneiro, com 90 porcento e António Cardoso Mateus  são os accinoistas  com  90  e 10 porcento, respectivamente.

Actualmente, Angola conta com três operadoras, com a Unitel a liderar o mercado, com cerca de 80% de quota, à frente da Movicel, com um peso de cerca de 20% e a Angola Telecom (empresa estatal em processo de privatização) com uma posição residual.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

1.2k partilhas

3 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Espero que esta nova operadora traga bons planos de voz e de internet 👍👍👍👍

  2. Que essa NOVA operadora se imponha no mercado, dando lugar à competitividade, de formas a tornar mais saudável o serviço de telefonia mive5

  3. Espero que esta nova operadora móvel possa dar oportunidade aos jovens.precipalmente ao primeiro emprego.