A multinacional faz balanço positivo da operação na primeira loja, aberta há dois meses, e aposta em cinco novos espaços que vão gerar cerca de 60 empregos este ano.
A Sony prevê abrir cinco lojas em Luanda até ao fim do ano, gerando seis dezenas de postos de trabalho, revelou o director de vendas para África e Médio Oriente da distribuidora de material informático.
O investimento em causa não foi revelado pelo responsável da empresa, mas, segundo Bruno Henriques, trata-se de um “valor significativo”. A Sony, disse o director, tem ainda planos para chegar a algumas províncias “em pouco tempo”. A primeira loja da Sony – Sony Center – abriu em Luanda há dois meses e, de acordo com o gestor, superou todas as lojas do mercado da África Subsariana em termos de facturação, pelo que Angola se tornou “prioritária” para a empresa.
Três entidades em parceria
Produtos como aparelhos de som (hi-fi systems e home theatre systems), plasmas, máquinas fotográficas, entre outros, são comercializados na loja Sony de Luanda.
A vinda directa da marca para Angola resultou de uma parceria entre três entidades. Para além da Sony, envolve a Stylus Angola, que é a distribuidora oficial de material informático da Sony, e a PróGene Electrónica. Para além da loja, a marca lançou um serviço de assistência técnica oficial em Angola, assegurado pela Stylus Angola.
“O principal objectivo da Sony em Angola é mostrar ao consumidor que podemos ter o mesmo nível que existe em qualquer outro mercado”, disse o responsável.
Sobre a importância do mercado africano para os resultados da Sony, o gestor avançou que a sequência de lançamento de lojas Sony exclusivas e serviços de pós-venda alargado visam, a três anos, atingir uma facturação de 1,4 mil milhões USD no sector industrial da electrónica de consumo em África.
Na vertente operacional, a empresa nipónica pretende estabelecer novos escritórios regionais em Marrocos, Gana, Nigéria e Angola, e identificar novos parceiros de negócio com capacidade para complementar a estratégia de crescimento da Sony em África.
Em termos de produtos, este ano serão lançadas novidades em simultâneo com outros mercados, incluindo a consola PS4.
Por: Expansão
0 Comentário