As entidades norte-americanas e os maiores fabricantes mundiais de telemóveis chegaram a acordo para que a partir de 2015 todos os smartphones tenham um sistema de desativação remota em casos de roubo ou perda, noticiou o nm.
Segundo a fonte, os principais fabricantes de telemóveis têm vindo a ser pressionados por muitos estados norte-americanos para que os smartphones fiquem equipados com um sistema de desativação remota de smartphones, ou seja, um sistema antirroubo. A Samsung, Apple, Nokia, Google, HTC, Huawei, Motorola e Microsoft aceitaram esta proposta.
Também cinco dos maiores operadores de telecomunicações dos EUA se juntaram a esta iniciativa. Ficou definido que todos os smartphones vendidos a partir de julho de 2015 terão uma ferramenta que os utilizadores poderão usar, se quiserem, para desligar por completo o telemóvel em caso de roubo ou perda, revela a Tech Week Europe.
Esta ferramenta permitirá eliminar todos os dados do telemóvel e fazer um backup dos mesmos caso venha a recuperar o equipamento. Será também possível inutilizar o aparelho mas com a possibilidade de restaurá-lo, no caso de recuperação. O sistema será antirroubo de dados e não antirroubo de telemóveis.