Satélite angolano “AngoSat-1” já foi montado no foguete e está quase pronto para o lançamento


Terminou nesta terça-feira (19), parte dos testes no primeiro satélite angolano “AngoSat-1”, já foi montado no foguete ucraniano Zenit-3SLB e está pronto para o lançamento. O foguete será levado para a zona de lançamento neste domingo (24), de acordo com a Roscosmos, empresa estatal espacial da Rússia.

A nova informação avançada pelos serviços espaciais da Rússia, garante que a equipe liderada pela RKK Energia completou a montagem da cabeça espacial para lançar o foguete Zenit-2SB com o estágio superior Fregat-SB e a nave espacial de telecomunicações AngoSat-1.

Após a realização das operações preparatórias, a nave espacial e a etapa superior foram movidas para uma posição horizontal e foi instalado um carenagem de cabeça. Em seguida, a cabeça espacial foi transportada para um complexo técnico para montar um foguete espacial. Veja o vídeo abaixo:



O lançamento tem sido sucessivamente adiado e chegou antes a estar previsto para setembro último e depois para 7 de dezembro, agora está agendado para a próxima terça-feira 26 .

A construção do satélite, que vai reforçar as comunicações nacionais e internacionais, arrancou a 19 de novembro de 2013, cerca de 12 anos depois de iniciado o processo. Essa construção deveria prolongar-se por 36 meses, calendário que o Governo angolano garantiu anteriormente estar a ser cumprido integralmente.

O AngoSat-1 vai disponibilizar serviços de telecomunicações, televisão, internet e governo eletrónico, devendo permanecer em órbita “na melhor das hipóteses” durante 18 anos.

Exit mobile version