A Samsung inaugura hoje, segunda-feira (9), na Índia, a sua nova fábrica de smartphones. A mesma fica na cidade industrial de Noida, na região de Deli, tem uma área total de 140 mil metros quadrados e é a maior fábrica de celulares do mundo na atualidade. O acto tornou-se num grande evento e contará até mesmo com participação do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente sul-coreano Moon Jae-in.
A fábrica em questão existe desde o começo dos anos 1990 e passou a produzir apenas televisores a partir de 1997, enquanto que os smartphones começar a ser produzidos apenas a partir de 2007. Em 2017, a Samsung anunciou um investimento pesado na ordem dos US$ 620 milhões para duplicar a produção em território indiano.
Com o aporte, a nova fábrica de Noida se torna a maior do mundo e a Samsung espera aumentar a produção de 67 milhões para 120 milhões de smartphones produzidos por mês. Isso acontece no momento em que os usuários de smartphones no país vão atingir a marca de 340 milhões até o final deste ano.
O objetivo da Samsung não é apenas dobrar a produção de smartphones, mas também outros produtos eletrônicos de consumo, como refrigeradores e TVs de tela plana.
Além da fábrica em Noida, a Samsung também tem uma unidade de produção em Spermubudur, Tamil Nadu, bem como cinco centros de pesquisa e um centro de design em Noida, que emprega mais de 70 000 pessoas.
Por: Sued de Oliveira