Robot´s podem assumir postos de trabalhos e aumentar o nível de desemprego


Sawyer é o novo empregado Robot de um café em Tóquio, no Japão, que estreou-se ao balcão do Henna Café nesta semana. Através de um scanner, o seu braço robótico, lê o talão da bebida adquirida e dá as boas-vindas aos clientes enquanto os serve. 

O Robot que já é uma sensação no País do sol nascente, consegue reproduzir algumas frases frequentemente usadas nestes tipos de estabelecimento.”Quer um café delicioso?”, pergunta o empregado, com um ecrã onde aparecem os olhos animados. “Consigo fazer um melhor do que qualquer humano aqui”, diz, citado pela a Associated Press.

O empregado, Mói os grãos de café, enche o filtro e deita a água quente no copo de papel, preparando até cinco cafés de cada vez. Cada bebida custa 3 dólares e demora apenas alguns minutos a preparar.

O robot sabe também funcionar com outras máquinas automáticas, de forma a servir outras bebidas como cappuccino, chocolate quente ou chá verde. Um dos responsáveis pelo novo espaço explicou que não se trata apenas de uma questão de eficiência, porque no caso de Sawyer é necessária apenas uma pessoa para o supervisionar. “Queremos também que o robô entretenha os nossos clientes, para que não seja como comprar café de uma máquina automática”, afirmou um dos gerentes da empresa.

Por: Rodrigo Domingos


Gostou? Partilhe com os teus amigos!