A Apple registrou uma nova patente chamada “módulo de visualização de dispositivos eletrônicos”. O registro descreve um novo MacBook que pode se recarregar com energia solar e possui uma tela touchscreen extra.
A Apple pode estar a preparar um MacBook com dois ecrãs. O rumor surgiu depois da marca norte-americana ter registado uma patente que dá conta de um computador com dois monitores, sendo que o adicional estaria na parte de traz do laptop.
A tela adicional estaria na parte traseira do laptop, oferecendo controles por toque ao usuário e também os painéis solares. Segundo o site Apple Insider, o display seria construído por uma combinação de materiais, como vidro, metal, cerâmica e fibras compostas. Segundo o site Apple Insider, esta patente dá ainda conta das intensões da Apple em carregar este computador através de energia solar, uma vez que o vidro seria eletrónico, permitindo que a luz solar passe pelo ecrã traseiro, fornecendo energia para o computador.
Além de eletrónico, o vidro presente neste dispositivo seria transparente o que facilitaria a passagem de luz e o alcance de células fotovoltaicas que estariam localizadas entre os dois monitores.
A nova patente não prova que os modelos futuros de MacBook vão ter estes recursos, mas demonstram um interesse crescente da Apple no uso de energia solar. A empresa já registrou diversas patentes com formas de carregar computadores e dispositivos móveis.
A patente no escritório americano de patentes (USPTO, na sigla em inglês) é a de número 8.638.549, que pode ser consultada on-line no site <http://goo.gl/kQPOcX>.