Platina Line revoluciona a era de transmissão ao vivo a partir da internet em Angola no Moda Luanda 2014


Aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro na Baía de Luanda, a 17ª edição do maior evento de moda no país “Moda Luanda”, e o maior portal de entretenimento virtual angolano, esperou o segundo e último dia para começar aquela que pode ser considerado uma revolução na era de transmissão de um evento ao vivo a partir da internet, fazendo jus ao tema do evento “Digital Fashion”.

Moda Luanda 2014

Com a “ideia” do primeiro mundo, o portal Platina Line, decidiu ousar no segundo e último dia do Moda Luanda 2014 “Digital Fashion”, e começar aquela que pode ser considerada uma revolução na era de transmissão e cobertura de um evento ao vivo a partir da internet em Angola, fazendo jus ao tema do evento “Digital Fashion” organizado pela Step de Karina Barbosa e Kayaya Junior.

O portal fez em forma experimental a cobertura ao vivo do Moda Luanda, por mais de duas horas (tendo caído e ficado fora do ar depois), usando um sistema de fluxo de média (streaming), frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia utilizando uma câmera e um computador através da Internet. Em pouco menos de 1h estiveram conectados mais de 80 pc´s e o número foi crescendo gradualmente ao passar do tempo.

Com a transmissão ao vivo via internet, o portal levou alguns momentos do maior e mais prestigiado evento de moda de Angola, a várias partes do mundo.

Platina Line

Em sistema streaming, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador não ocupando espaço no Disco Rigido (HD), ele (o usuário) recebe o “stream”, a transmissão dos dados (a não ser a arquivação temporária na cache do sistema ou que o usuário activamente faça a gravação dos dados) – a média é reproduzida à medida que chega ao usuário, dependendo da largura de banda seja suficiente para reproduzir os conteúdos, se não for o suficiente ocorrerá interrupções na reprodução do arquivo. Isso permite que um usuário reproduza conteúdos protegidos por direitos de autor, na Internet, sem a violação desses direitos, similar ao rádio ou televisão aberta diferentemente do que ocorreria no caso do Download do conteúdo, onde há o armazenamento da média no HD configurando-se uma cópia ilegal. A informação pode ser transmitida em diversas arquitecturas, como na forma Multicast IP ou Broadcast.

Possíveis falhas para serem corrigidas numa próxima transmissão:

Embora o portal tenha dado um passo importante, foi impossível não deixar de notar, alguma falta de profissionalismo em alguns dos jovens que se encontravam a cobrir o evento.

1 – Depois do anúncio feito nas páginas das redes sociais do site (era de se esperar que os funcionários do portal parassem de circular a frente das câmaras), volta e meia via-se “insistentemente” o suposto Camera Man, a vir olhar para câmara, como se tivesse perdido algo dentro do aparelho.

2 – As repórteres ao que tudo indica não acostumadas com o processo ou não sabiam que estavam a ser ouvidas, faziam alguns comentários (impróprios) sobre as pessoas que subiam ao palco.

3 – Mal posicionamento da câmara, na maioria dos casos, esteve em locais aglomerados.

Mesmo que usando um sistema aparentemente simples e com algumas falhas, está de parabéns a equipa da Platina Line, pela inovação (necessária) na era digital angolana.

Este foi a primeira vez que um evento foi transmitido ao vivo e em tempo real, por um canal não sendo televisivo (via internet) em Angola.

Espera-se melhorias e que outras organizações de actividades de destaque no país, aderem a iniciativa, e passam a levar em tempo real aos angolanos que estão fora de Angola e não só, momentos de nobreza da cultura nacional.

Em Angola a entrada na era digital, tem estado cada vez mais perto, mas ainda assim, os preços elevados e a pouca qualidade de alguns serviços prestados têm atrasado a entrada do país na tão desejada era (por muitos angolanos) como é o caso de muitos países do primeiro mundo. É comum em países como EUA, Espanha, França, Brasil, Rússia, Portugal e outros, a transmissão de programas ao vivo a partir dos variados serviços oferecidos pela internet, oferecendo assim a população mais opções para acompanhar seus programas favoritos, premiações ou concursos, coisa que até então não acontecia no país da Palanca Negra.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *