Em sua segunda edição, o OS X Yosemite trás mudanças profundas sem ser um novo sistema operacional, mais um passo para a integração total com o iOS, tanto em sua interface com em suas funcionalidades, porem sem ser um novo produto, mas uma forma diferente (e pra muitos, melhor) do mesmo.
Interface
A interface do OS X Yosemite está mais refinada, barras translúcidas, fontes balanceadas, ícones mais planos, alguns foram refeitos para se parecerem mais com os ícones o iOS.
Os menus mais transparentes prometem oferecer menor distração e mais foco no programa utilizado, mas ainda é questão de ódio ou amor por parte dos utilizadores.
Usabilidade
O OS X Yosemite mudou poucas coisas no modo como o usuário interage com o sistema, a maioria dos atalhos de teclado e botões continuam os mesmos. Uma das mudanças mais notadas é que agora o botão verde é por padrão para acessar a tela-cheia, as setas no topo direita desapareceram.
Novidades
Uma das novidades do OS X Yosemite é o Dark Mode (modo escuro) que torna a aparência do sistema muito mais escura e cinza, ficando mais agradável sua utilização em ambientes de pouca luz. Alguns aspectos nesse modo ainda não foram totalmente implementados, como melhorar a aparência dos menus numa configuração mais escura, então é esperar para ver se irão arrumar isso nas próximas atualizações.
Continuidade
Embora exija um computador com especificações superiores, a maior integração com os dispositivos móveis e o sistema permite, por exemplo, começar a escrever um e-mail no seu iPad na rua, depois chegar em casa e continuar de onde parou direto do seu MAC, ou então receber notificações de chamada do seu iPhone (desde que estejam na mesma rede wi-fi), assim como colocar chamada em espera e conferência de chamada direto da tela do seu computador.
Funções Ocultas
Algumas mudanças não são tão visíveis quando a parte estética do sistema, botões e menus, o OS X Yosemite adicionou / melhorou funções que podem ser úteis ao usuário:
- iCloud tabs: agora, além de poder ver o que está aberto remotamente em dispositivos e outros MACs, também é possível fechá-las remotamente.
- Safari voltou a poder fazer inscrições de RSS.
- QuickType: já disponível para iOS, agora também pode ser usado selecionando uma palavra e apertando a tecla escape.
- Spotlight: Recebeu um conversor de moedas, basta digitar algo como “5 USD to Euro” para converter 5 dólares para euros.
- QuickTime: Agora permite a gravação da tela de seus iPhones or iPads conectados sem a necessidade de software de terceiros.
Compatibilidade
OS X Yosemite é compatível com todos os Macs que conseguem instalar o OS X Mavericks, assim sendo, que possuam pelo menos 2 GB de memória, 8 GB de espaço disponível e OS X Snow Leopard 10.6.8 ou superior.
Conclusão
Na minha opinião, não é uma atualização que vá mudar sua forma de usar seu computador, mas os refinamentos e novas funções definitivamente compensam o download (mesmo porque é gratuito).
Você terá um ambiente mais produtivo e maior integração com deus iPhones ou iPads, só isso já faz valer a pena, mas também não é a solução para todos os problemas, algumas coisas ainda não receberam muita atenção como o Game Center, algumas pessoas vão sentir saudades do design mais 3D por um tempo ou da mudança de alguns botões, porem nada que não dê para acostumar e esperar pelas novas atualizações.