A Nokia apresentou o Lumia 1020, novo top de linha com Windows Phone 8 e câmera PureView de 41 megapixels, nesta quinta-feira (11), em Nova York. O smartphone finalmente traz o poderoso sensor do 808 PureView para a linha Lumia, sem perder o já conhecido design de policarboneto multicolorido dos aparelhos.
Uma primeira versão dessa câmera já havia sido usada no ano passado no Nokia 808 PureView. Mas esse smartphone gorducho com o sistema Symbian, que já estava sendo abandonado pela empresa, não fez sucesso. Diferentemente do 808, o Lumia 1020 é elegante, tem tamanho similar ao dos outros Lumias e roda Windows Phone 8.
A câmera do Lumia 1020 é inovadora em diversos aspectos, começando pelo sensor de 41 megapixels. Ele pode ser usado para produzir uma imagem de 38 megapixels. Mas esse tamanho não é prático para compartilhar em redes sociais e nem para armazenar no smartphone.
No geral, o Lumia 1020 apresenta pequenas melhorias no hardware em relação aos tops de linha 920, 925 e 928. O corpo do aparelho mantém o uso do policarboneto nas cores amarelo, preto e branco. Entretanto, a grande trunfo deste smartphone é mesmo a sua poderosíssima câmera de 41 megapixels com um conjunto de seis lentes Zeiss e tecnologia PureView. O novo Lumia é capaz de fazer grandes zooms sem perda da qualidade.
Um uso mais interessante é gerar uma foto de 5 megapixels de alta qualidade. A Nokia diz que a amostra com elevado número de pixels permite reduzir o nível de ruído em cenas escuras e obter uma imagem final rica em detalhes. Amostras de fotos disponíveis no site da empresa parecem confirmar isso.
A câmera tem lentes da marca alemã Carl Zeiss. São seis elementos ópticos (ou seja, seis lentes individuais) empilhados para formar uma objetiva com zoom 3x que chega até a faixa de grande-angular. Há um estabilizador óptico de imagem e um mecanismo de foco automático que também permite ajuste manual.
O novo smartphone da Nokia traz também a suíte de aplicativos HERE da Nokia, com mapas, navegação GPS e o Nokia Lente, recurso de realidade aumentada para indicar pontos de interesse. A companhia anunciou ainda que os apps Vine, Path e Flipboard estarão disponíveis em breve na loja Windows Phone Store, que já conta com cerca de 165 mil softwares.
Hardware atualizado, mas sem grandes melhorias
A grande mudança do Lumia 1020 para os seus antecessores é a nova memória RAM de 2 GB, o dobro da geração atual. No mais, estão mantidos o hardware que roda com facilidade o Windows Phone 8: processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz e 32 GB de armazenamento interno, com 7GB extras no Skydrive, mas sem entrada para cartão de memória.
O smartphone da Nokia chega com tela AMOLED PureMotion HD+ de 4,5 polegadas com maior sensibilidade ao toque e tecnologia ClearBlack. Além disso, o painel do novo smartphone vem protegido com o novo vidro Gorilla Glass 3, mais resistente a riscos e quedas.
O Nokia Lumia 1020 estará disponível nos Estados Unidos no dia 26 de julho por US$ 299, junto com a contratação de plano com operadora AT&T. A Nokia lançou também duas capinhas para o novo smartphone. A primeira adiciona o carregamento sem fio ao aparelho. Já a Nokia Camera Grip transforma o Lumia 1020 em uma espécie de câmera digital, bastante similar ao Galaxy S4 Zoom, além de trazer uma bateria externa para o smartphone. Ela estará disponível por US$ 79.