Neto constrói WhatsApp “caseiro” para avó que se recusa a ter telemóvel


Com saudades da avó, um engenheiro espanhol, construiu recentemente um dispositivo com elementos tecnológicos básicos, numa caixa de morangos para imprimir textos e imagens para a avó, de 93 anos, que se recusa a ter um telemóvel. 

Para além de não a ver por conta da pandemia, o neto disse a imprensa local que comunicar com sua avó também não é fácil, pois a mesma não quer problemas, nem Wi-Fi, nem telemóvel. Não alheio à isso e para encurtar a distância entre ambos, o engenheiro desenvolveu um dispositivo baseado em elementos tecnológicos básicos para que a família possa enviar textos e imagens à idosa.

Publicidade

O resultado é uma espécie da rede social ‘WhatsApp’ mas numa versão “caseira” que inclui uma pequena impressora, um ”mini computador” Raspberry Pi do tamanho de um cartão de crédito e um cartão SIM para conectá-lo à internet. A mulher só terá que ligá-lo à rede e esperar que imprima as fotos.

As imagens e textos são enviados através do Telegram, um bot programado pelo homem. Num chat de conversa como qualquer outros, é enviada uma mensagem ou uma foto para o bot e ele dá a ordem de impressão para a máquina.