Na era da nova rede móvel 5G, sector de transportes passa a ter mais sustentabilidade


O processo de gestão de transportes de  redes públicas ou privadas não é uma tarefa fácil e em alguns casos torna-se numa dor de cabeça para empresas e autoridades. A nova tecnologia de redes sem fios “5G” pode ter um impacto significativo e positivo nesta área, gerando uma verdadeira revolução.
Com a tecnologia 5G, os veículos autónomos ou com geolocalização, ganham agora nova velocidade com a ultra-conectividade, confiabilidade e baixa latência. As novas redes móveis ajudam já algumas “cidades inteligentes” a gerir o trânsito, o sistema de transporte público e a emissão de gases poluentes. Para testar a eficiência da sua frota, o Departamento de Transportes internacional usou sistemas integrados de redes móveis 5G, Internet das Coisas e Inteligência Artificial e, analisou o uso diário de 600 automóveis.
Segundo a nota a que teve acesso o Angorussia, o estudo “5G Verde: Construindo um Mundo Sustentável”, promovido pela Huawei e pela consultora internacional Analysys Mason, os transportes são, talvez, o sector em que as 5G podem impulsionar uma mudança mais “dramática” quando se fala de sustentabilidade, já que os veículos são responsáveis por cerca de um terço das emissões em várias regiões do planeta.
A rede móvel 5G representa o aumento exponencial da confiabilidade, da cobertura e uma enorme velocidade de processamento de dados, reduzindo ao mínimo o chamado “tempo real” de análise. Os avanços vão ser rápidos. Até 2027, a consultora Analysys Mason, estima que mais de 830 milhões de automóveis terão ligações directas às redes móveis de última geração.

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *