Mozilla lança segunda linha de smartphones com Firefox OS e deve custar US$ 25


A Mozilla anunciou novas parcerias para comercializar celulares com seu sistema operacional, o Firefox OS. Durante o Mobile World Congress, evento que acontece nesta semana na Espanha, a Alcatel OneTouch, Huawei, LG e ZTE vão mostar diversos modelos de smartphones e tablets com a plataforma.

Mozilla

Há exactamente um ano, a Mozilla lançava o Firefox OS no Congresso Mundial de Mobilidade, na capital catalã. A novidade veio cercada dos presidentes das maiores operadoras do mundo, dispostas a apoiar uma alternativa ao duelo iOS versus Android. Este ano, a colectiva de imprensa da companhia foi mais morna e bem mais rápida. O anúncio de maior impacto foi o de um chipset baseado no sistema em parceria com a chinesa Spreadtrum que permitirá fabricar smartphones que custem apenas US$ 25, no que a Mozilla está chamado de “o novo smartphone básico, entry-level”.

“Haverá pelo menos três modelos diferentes a esse preço, com diferentes chips e operadoras”- disse Jay Sullivan, director de Operações da Mozilla, dizendo que o foco de soluções desse tipo são os mercados emergentes. Em 2013, já chegamos a 15 mercados no mundo, com destaque para a América Latina e o Leste europeu, e este ano buscamos crescer mais no continente africano e na Ásia também.

Alguns modelos que terão o sistema da Mozilla são o ZTE Open C e Open II, o Alcatel OneTouch Fire C, Fire E, Fire S e o tablet Fire 7. A empresa quer atingir as pessoas que estão tendo seu primeiro contato com a internet, portanto, foca em telefones com custo acessível.

Embora o sistema Android, da Google, também seja de código aberto, é o Firefox OS, com seus laços históricos com a comunidade open source, que se vende como um sistema alternativo para o mundo mobile, uma espécie de Linux wireless e mais simples de usar. Mitchell Baker, cofundadora da Mozilla e líder do projecto desde os primórdios, tocou no ponto da interoperabilidade do sistema e na sua capacidade de adaptação para qualquer tipo de smartphone, caro ou barato.

“Temos esse poder para oferecer ao mercado, essa flexibilidade”,  disse Baker.

A Mozilla também divulgou que novos recursos serão adicionados ao Firefox OS neste ano. A empresa promete uma navegação mais intuitiva, suporte a redes 4G e celulares com dois chips, criação de ringtones customizáveis e contas Firefox para integrar serviços da loja de aplicativos, backup, armazenamento, entre outros.

O segredo do sistema é ser escrito em HTML e HTML 5, o que permite a seus aplicativos rodarem em diferentes plataformas (como, aliás, faz o próprio navegador Firefox). Resta saber se com as parcerias ele vai ganhar fôlego o IDC prevê um crescimento maior na área de smartphones este ano. Mas, com a Google tendo vendido a Motorola para a Lenovo e se concentrando mais fortemente na aliança estratégica com a Samsung, será muito difícil tirar o robozinho verde trono.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *