A Microsoft apresentou nesta quinta-feira (27/03) sua popular ferramenta de produtividade Office para iPad em um evento realizado em San Francisco (EUA), o qual marcou a estreia midiática de seu novo CEO Satya Nadella.
A companhia tecnológica anunciou que o aplicativo, que já se encontra disponível aos usuários, inclui o processador de textos Word, a tábua de cálculo Excel e o software para apresentações PowerPoint.
Office para iPad será oferecido de forma gratuita para todos os usuários do tablet da Apple, embora a ferramenta esteja limitada a modo de leitura e apresentações.
Para criar e editar documentos no Office para iPad será necessário ter uma subscrição ativa na Office 365, a plataforma do Office na nuvem.
Os documentos do Office para iPad são arquivados automaticamente no serviço de nuvem Microsoft OneDrive e, por isso, são acessíveis de qualquer dispositivo com acesso a internet.
É um lançamento que vinha sendo esperado havia anos. Há rumores de que a Microsoft vinha desenvolvendo esses apps desde 2011.
A versão para iPad inclui muitos (mas não todos) recursos encontrados no Office para Windows. A interface gráfica parece uma mistura do estilo do Windows 8 com o do iOS 7.
Fica claro é que a Microsoft não se limitou a portar o software do Windows para o iPad. Ela desenvolveu tanto uma interface adequada à tela sensível ao toque como alguns recursos específicos para tablets.
No PowerPoint, por exemplo, quando se mantém o dedo sobre um slide de apresentação, ele passa a funcionar como um apontador a laser virtual. E é possível fazer anotações e destaques em documentos com o dedo.
No Excel, há um teclado numérico, que aparece no lugar do teclado alfabético do iPad. O pacote também inclui funções de colaboração. Até cinco pessoas podem mexer, ao mesmo tempo, num documento do Word, por exemplo.
Um detalhe estranho sobre esse lançamento é que o Office para iPad está sendo lançado antes da versão para tablets com Windows 8. Embora o Office para Windows possa ser usado nesses tablets, sua interface não foi projetada especificamente para tela sensível ao toque.
Segundo relatos não oficiais, a Microsoft está desenvolvendo a versão “touch first” do Office para Windows 8 sob o codinome Gemini. O lançamento deve acontecer ainda neste ano.
Na semana que vem, a Microsoft realiza sua conferência Build, para desenvolvedores de aplicativos. Espera-se que a empresa apresente, lá, novidades sobre o Windows e outros produtos.
Este é um vídeo da Microsoft divulgando o Office para iPad: