A empresa gestora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, Meta vai implementar uma nova funcionalidade de privacidade no WhatsApp que permite limitar a partilha de mensagens do chat com outros utilizadores. Igualmente, as fotografias e vídeos vão deixar de estar abertos para downloads automaticamente para as galerias nos telemóveis.

Foto: Getty Images
Conforme a Wabetainfo, citada pelo “Sapo Tek”, a opção foi criada para dar aos usuários um maior controlo sobre as suas conversas de texto na plataforma.
O objectivo é restringir que o histórico das conversas seja exportado para outra aplicação sem o consentimento do emissor.
A novidade foi descoberta na versão beta do WhatsApp 25.10.10.70 disponível na aplicação de testes TestFlight do iOS. Na imagem partilhada, é possível ver o interruptor do Advanced Chat Privacy ligado, impedindo tanto a exportação dos chats, como o registo automático dos elementos multimédia no equipamento. Na outra imagem vê-se o bloqueio dos conteúdos no smartphone devido às restrições da privacidade. Essa opção estará activa tanto para conversas individuais como em grupo.
Vale reforçar que estas medidas de privacidade já são aplicadas a mensagens individuais que desaparecem após serem lidas e estima-se que o WhatsApp pretende aumentar a funcionalidade às conversas que tenham a definição de privacidade ligada.