Meta prevê futuro com Inteligência Artificial “mais inteligente que humanos”


Durante uma palestra no âmbito do Fórum Económico de Davos,  o vice-presidente e chefe de IA da Meta, sublinhou nesta quinta-feira, 18 de Janeiro, que prevê um futuro em que os sistemas de Inteligência Artificial (IA), sejam “mais inteligentes que os humanos em todas as áreas”, embora descarte que dominem a humanidade, pois “serão obedientes”.

Ao longo da sua abordagem, o vice-presidente e chefe de IA da Meta que é proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp, destacou que com o tempo ou nas próximas décadas, surgirão modelos de IA mais inteligentes do que as pessoas.

“Os humanos têm um tipo de inteligência muito especializado, somos bons em certas coisas e péssimos em outras. Não há dúvida de que as máquinas serão mais inteligentes que os humanos”, destacou, o vice-presidente que explicou ainda que actualmente os sistemas de inteligência artificial começam com a inteligência ao nível de um gato ou um cão, para melhorar e tentar chegar ao nível dos humanos, num processo que é mais difícil do que se pensa e para o qual será necessário trabalhar em novas aplicações e modelos.

O mesmo considerou também que embora estes sistemas ainda estejam de alcançar a inteligência humana, a ideia é construir sistemas de IA que ajudem os humanos nas suas tarefas, e não tentar substituí-los.

“Existe a ideia de que num futuro não muito distante faremos todas as nossas interações num mundo digital moderado por um assistente de IA. Talvez não utilizemos um motor de busca, mas iremos perguntar a um assistente de IA por voz, escrita ou gestos”, explicou.

Exit mobile version