A Meta, empresa detentora das plataformas Facebook e Instagram, WhatsApp, entre outras, anunciou recentemente, que a partir de 14 de Janeiro de 2025, os filtros criados por usuários serão removidos do Instagram, Facebook e Messenger. Após essa data, apenas filtros desenvolvidos pela Meta poderão ser usados.
A empresa alegou por meio de um comunicado o qual o AngoRussia teve acesso, que “Após uma avaliação completa, decidimos encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros da Meta Spark, a partir de 14 de Janeiro de 2025. Isso significa que os efeitos de RA criados por terceiros, incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA, não estarão mais disponíveis a partir desta data”.
O documento informa ainda que “Os efeitos de RA de propriedade da Meta continuarão disponíveis para os nossos usuários na nossa família de aplicativos. O Meta Spark Studio, os Meta Spark Players e o Meta Spark Hub também desaparecerão”.
“Na mesma data, efeitos de terceiros não estarão mais visíveis em plataformas Meta como Instagram, Facebook e Messenger. Usuários não verão mais efeitos de RA de terceiros ao acessar a câmera”.
A Meta esclarece que, se um usuário do Instagram, Facebook ou Messenger já tiver usado o seu efeito de RA numa história ou um reel, por exemplo, esse conteúdo não será afectado.