Maratona de empreendedorismo premeia jovens criativos com mais de um milhão de Kwanzas


“Hackathon de Ideias“ chega a Angola para empoderar os jovens angolanos. Um evento que visa financiar e acompanhar projectos de intervenção com impacto social desenvolvidos pela camada juvenil.

Um Hackathon é uma forma cada vez mais popular de encontrar novas soluções para problemas, e, ao mesmo tempo mostra o que há de melhor no trabalho em equipa. Os jovens reúnem-se para construir, lançar e vencer com as suas ideias originais com objectivo de criarem e desenvolverem uma oportunidade de usar as suas habilidades para ‘hackear’ ou realizar ideias inovadoras.

O evento vai decorrer online nos dias 24 e 25 de Junho, com desafios que visam desenvolver negócios sustentáveis, incorporar tecnologias e soluções financeiras e activar a educação. Trata-se de projectos que vão valorizar Angola para colocar a comunidade e as pessoas no centro.

A iniciativa que consiste na capacitação e promoção do empreendedorismo jovem em Angola, foi idealizada pela Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP), tem o patrocínio da multinacional Deloitte e conta com apoio da Rede de Mediatecas de Angola, da Embaixada dos Estados Unidos da América, do Instituto Nacional de Petróleos, da Miranda Aliance e da agência Young Network Angola, entre outros.

De acordo com o Professor Dana Redford, da Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), Presidente e fundador da PEEP, “O conceito do Hackathon tem origem nos desafios inicialmente organizados em 1999 nos EUA, e tinha como objectivo desenvolver software para programas de código aberto, inclusive para a Sun Microsystems, dentro de um tempo muito limitado”.

No “Hackathon de Ideias Angola 2022”, os jovens terão a oportunidade de trabalhar em equipa para construir, lançar e vencer desafios com as suas ideias originais, utilizando as suas habilidades, de forma a tornar as suas soluções vencedoras dos prémios destinados aos melhores. Além do prémio que totaliza 1.250.000,00 KZ, as equipas vão usufruir de acompanhamento técnico especializado.

Segundo o professor Afonso Zinga, da Universidade Agostinho Neto, que lidera o Conselho Consultivo da PEEP em Angola, “vamos ter um grupo de mentores que irão apoiar os jovens durante os dois dias do Hackathon. Antes haverá uma formação pré-evento, em áreas temáticas como melhoria de processos, marketing, branding, teamwork ou apenas aprender sobre o processo de idealização e conceitos de empreendedorismo.”

Exit mobile version