Jovens angolanos criam aplicativo de música “CA7S” com intuito de tornar-se na maior biblioteca do país


Como se diz, “Uma música para cada momento da sua vida. Dançar, viver e Recordar!” Foi desta que um grupo de jovens criaram o aplicativo de música “CA7S”, constituído e liderado por angolanos, com o objectivo de dar a todos artistas a oportunidade de divulgar as suas músicas promocionais e compartilhá-las com seus fãs gratuitamente.

Jovens angolanos criam aplicativo de música "CA7S" com intuito de tornar-se na maior biblioteca do país

O grupo constituído por três Engenheiros de Software, Juvenal Lunguenda, Hélder Cabonde e Cerineu Ginga, formados na China, contaram em uma nota submetida ao AngoRussia, sobre o grande sonho que tiveram de criar o aplicativo, tudo começou quando ainda estudavam no ITEL (Instituto Nacional De Telecomunicações), e em 2010 tiveram a oportunidade de participar na “Feira Tecnológica” organizada pelo Instituto, e posteriormente na “Feira do Inventor”, realizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, onde o trio criou um software de apoio a deficientes físicos (cegos e mudos), tendo conseguido o segundo no lugar no concurso.

“Estudamos os três no ITEL (Instituto Nacional De Telecomunicações), e foi neste período em que tivemos a oportunidade de participar primeiramente na Feira tecnológica organizada pelo Instituto, que foi em 2010, o que nos abriu as portas para posteriormente participar na Feira do Inventor, realizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, em 2010, onde criamos um software de apoio a deficientes físicos (cegos e mudos), tendo conseguido o segundo no lugar no concurso. Isto foi apenas o princípio de tudo, pois não paramos por aí”, começou por dizer.

Programas ZAP Viva

Lembram também que depois de participarem na Feira, foram vencedores do “Angola 35 graus” na categoria Tecnologia, em Novembro do mesmo ano, tiveram o privilégio de participar na “International Fair of Ideas, Inventions and New Products (IENA), na Alemanha. Dai, conseguiram cada um deles, uma bolsa de estudos, para dar continuidade a formação académica, no Instituto de Tecnologia De Pequim, no curso de Engenharia de Software, em 2011. Ainda durante a formação, Juvenal Lunguenda, Hélder Cabonde e Cerineu Ginga, não pararam de gerir ideias e trabalhar no que gostam, como criar a primeira rede social para estrangeiros denominado “WaiguoFriend”.

Bem no ultimo ano da Universidade, os amigos inseparáveis, decidiram então criar o aplicativo “CA7S”, uma vez que na China há muita restrição em termos de disponibilidade de conteúdos na internet, até ao ponto de aplicações como Facebook, SoundCloud e Youtube estarem bloqueadas, algo que os limitava de ter acesso as redes sociais e saber o que as pessoas têm ouvido nas suas playlist.

“Estávamos no último ano da universidade na China, quando decidimos criar este aplicativo. É importante dizer que na China há muita restrição em termos de disponibilidade de conteúdos na internet, até ao ponto de aplicações como Facebook, SoundCloud e Youtube estarem bloqueadas. Isto tornava as nossas vidas um pouco limitadas, obrigando-nos a pagar por serviços como VPN, para poder então aceder à estas redes. Durante muito tempo, isto fez com que fosse difícil nos mantermos actualizados sobre os balanços que ‘batiam’ aqui em Angola, primeiro porque pagar sempre por VPN acabava por ficar caro e, segundo, porque nas aplicações locais da China, era muito difícil encontrar músicas nossas. Foi assim que tivemos a ideia de criar um aplicativo, onde pudéssemos ter uma lista dos sons que estivessem a ‘bater’ na ‘banda’. Por motivos de formação, não conseguimos dedicar tempo suficiente para desenvolver o aplicativo. Mas, continuámos a desenvolver quando regressamos a Angola. Felizmente, hoje finalizamos o aplicativo, que mais do que nosso, é de todos os Angolanos, disse.

Motivados pelo amor a cultura angolana e a paixão por tecnologia, criação e inovação, o aplicativo tem a visão de tornar-se na maior biblioteca de músicas em Angola e no Mundo, e ter a certeza que as músicas que mais marcaram, marcam e vão marcar Angola e o mundo, estejam sempre vivas em suas vidas.

Veja abaixo algumas função principais do aplicativo:

1. Permite que os músicos publiquem e promovam as suas músicas a custo zero;

2. Reproduzir e baixar música grátis, com disponibilidade em modo Offline;

3. Identificação de música em tempo real (Shazam);

4. Crie a sua própria biblioteca online para ouvir o que e quando quiser;

5. Músicas de todos os tempos, desde as mais antigas às mais recentes. Tudo isso e muito mais, de forma gratuita;

6. Possibilidade de obter reações (Feedback) das músicas em tempo real.

 

 

 

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *