A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com esta condição chega a 50% da população adulta.
A forma mais óbvia de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra, que requer uma boa dose de intimidade, é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas agora, uns engenheiros dos Estados Unidos inovaram com uma nova maneira: um acessório que detecta halitose.
De acordo com a “Galileu”, uma pequena empresa de São Francisco, a Adamant Technologies, se propôs a criar para os usuários da Apple um sistema capaz de reconhecer sabores e cheiros. O primeiro produto desta linha é um acessório que informa se a pessoa está com mau hálito ou não.
O CEO da empresa, Samuel Khamis, explica que um computador pode identificar uma substância química no ar, porém quando há vários odores juntos, o processo de diferenciação é mais complicado. No esforço de aperfeiçoar essa capacidade de captação, o dispositivo terá 2000 “sensores” para identificar cheiros. Para se ter uma ideia, em média, o ser humano possui 600 desses mesmos “sensores”.
A empresa, por enquanto, está começando a produzir seus chips em fábrica para, em seguida, desenvolver o dispositivo para ser plugado no iPhone. O acessório ainda pode levar dois anos para ficar pronto e o custo deve ficar em torno de US$ 100.
A Adamant também tem planos para lançar aplicativos de monitoramento médico que possam avaliar o ritmo da respiração e até a taxa de álcool no sangue da pessoa. Mas tudo isso ainda está em fase inicial, são promessas de lançamentos para o início de 2014.
Via:yahoo