iPhone e iPad mudam de cara e ganham funções com iOS 11


1 partilha

Ter um smartphone topo de gama hoje em dia significa ter também uma câmara fotográfica de grande qualidade e no iPhone não é diferente, sendo este um dos principais argumentos para os fãs da Apple. É a esse tipo de utilizadores a que a Apple se quer dirigir com o novo iOS 11, que introduz algumas novidades de peso.

O iOS 11 chegará a partir de setembro com mudanças importantes na interface do sistema da Apple. Para começar, os usuários do iPhone encontrarão um novo centro de controle em página única e com suporte ao 3D Touch. Já quem tem um iPad ganhará também uma remodelagem do dock de aplicativos e em áreas como o gerenciador de apps.

Publicidade

Novo Centro de Controle (iPhone e iPad)

O Centro de Controle é uma aba que o usuário acessa a partir da tela inicial ou em outros aplicativos, ao arrastar o dedo da extremidade inferior da tela para cima. Atualmente, o espaço é dividido em diferentes seções: a primeira possui funções importantes, como Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, e a segunda pode ser composta pelo player do Apple Music, controles do HomeKit, entre outros.

A Apple costuma trazer mudanças na Central de Controle há algumas atualizações, mas no iOS 11 a alteração será a maior de todas. O espaço será organizado em uma tela única e não mais dividido em abas como antigamente. Os botões aparecerão agrupados de acordo com a sua função, como conectividade, músicas e outros.

Caso o usuário tenha um iPhone 6S ou superior com o 3D Touch, a nova Central permitirá alguns recursos extras. Ao tocar com força sobre um grupo de botões, o sistema mostrará automaticamente outras opções relacionadas, como mais conectividade ou um player completo de música. Já o brilho e o volume podem ser controlados com deslizadores, que revelam mais detalhes a partir do 3D Touch.

De acordo com a empresa, o novo Centro de Controle do iOS será personalizável e o usuário poderá adicionar novos atalhos para aplicativos e funções que considerar importantes. Fora isso, a empresa investiu em novas animações para deixar a usabilidade da ferramenta mais agradável e bonita.

As Live Photos serão melhoradas, com os utilizadores a terem acesso a uma maior flexibilidade no que diz respeito a formato e à duração da fotografia. A intenção da Apple é oferecer maior liberdade criativa aos utilizadores do seu iPhone, que terão ainda a área Memories renovada com slideshows feitos automaticamente.

Novo dock e gerenciador de apps (iPad)

Logo após apresentar os novos iPad Pro, a Apple revelou também que o iOS 11 trará otimizações focadas em produtividade para os tablets da empresa. Ou seja, a partir de agora, o sistema apresentará algumas diferenças importantes em relação ao do iPhone e terá mais similaridades com o macOS, presente nos computadores.

 A tela de troca de aplicativos, aliás, também foi modificada. Em vez de exibir grandes janelas de apps, o sistema mostrará apenas as miniaturas para aproveitar melhor o espaço da tela. Além disso, o novo Centro de Controle aparecerá integrado nessa tela à direita dos programas recentes. Por fim, o dock também será mostrado na parte inferior para permitir experiência multitarefa completa.
A beta do iOS 11 será lançada ainda este mês mas a versão final só estará pronta no final do ano.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

1 partilha