O iPhone 7 pode ser o primeiro smartphone da Apple à prova d’água. É o que revela uma patente solicitada em 2014, mas que veio à tona somente nesta semana. O documento descreve o funcionamento de portas do smartphone feitas de elastômero “auto-curável”, capaz de proteger os componentes internos do dispositivo em caso de contato com água.
Segundo a patente, o material especial descrito revestiria portas como a entrada de fone de ouvido e o conector do carregador, mantendo-os selados internamente contra água, sem tampas visíveis. Ao inserir um cabo Lightning, por exemplo, o elastômero se contrairia sozinho para deixar passar a conexão, fechando a passagem novamente uma vez que o cabo fosse desconectado.
O método evitaria o incômodo de ter que remover tampas de borracha manualmente sempre que o usuário precisar usar as entradas do aparelho. A Sony e a Samsung já implementaram algo parecido em alguns de seus aparelhos, mas mantendo portas físicas em alguns casos, como no slot para cartão microSD.
No entanto, a possibilidade de a novidade da Apple já vir aplicada ao iPhone 7 é pequena, pois a patente ainda não foi aprovada pelo órgão regulador dos EUA, que ainda deve analisar o documento minuciosamente para verificar se a propriedade intelectual já foi registrada por outra empresa anteriormente.